Premiado
Selecção Fórum
Ribeira do Corso Reserva
Tinto
2020
Trás-os-Montes
Preços
Sócio
8,84 Gfa
53,04 Cx
Não Sócio
9,30 Gfa
55,80 Cx
Vendido em cx de 6 gfa x (0,75l)
  • Notas de prova
  • Prémios
Cor vermelho rubi intenso. Aroma intenso e limpo, frutos vermelhos e pretos maduros, ligeiras notas tostadas. A boca confirma a boa fruta, taninos firmes mas macios, fresco com notas de madeira bem integradas. Envolvente. Final persistente.
Medalha de Ouro – Forum de Enólogos Novembro 2023
Designação Oficial: 
D.O.C.

Temperatura de Serviço: 

16/18ºC

Teor alcoólico: 

14.00%vol

Longevidade: 

8 a 10 anos

Harmonizações: 

  • Carnes vermelhas grelhadas ou assadas |
  • prato de massa e queijos curados.

Situações de consumo: 

Aperitivo
Com a refeição
Vinificação: 
Seleção das uvas na chegada à Adega, desengaçadas e esmagamento suave. Fermentação a temperatura controlada com maceração prolongada em cubas de inox. Estágio de 12 meses, parte em depósito de inox e outra parte em barricas de carvalho usadas.
  • Castas
  • Região
  • Enólogo
  • Produtor

Tinta Barroca

Tinta Roriz

Touriga Franca

Touriga Nacional

Trás-os-Montes

collapse

Já durante a ocupação dos romanos se cultivava a vinha e se produzia vinho na região de Trás-os-Montes, tornando-se estes conhecidos e apreciados pelas suas qualidades.

A oriente do Minho e até à fronteira espanhola com a qual também confina a Norte, estende-se uma vasta região que termina na margem esquerda do Douro, onde começam as Beiras.

Os solos desta região são predominantemente formados por xistos pré-câmbricos e arcaicos, com algumas manchas graníticas, existindo numa pequena área manchas calcárias de gneisses e de aluvião.

Os vinhos da Região de Trás-os-Montes são bastante diferenciados, em função dos microclimas em que têm origem (altitude, exposição solar, pluviosidade, temperatura, etc.).

Assim, na zona Norte, encontramos a DO Trás-os-Montes com as suas sub-regiões "Chaves", "Valpaços" e "Planalto Mirandês".

O vinho com indicação geográfica, comummente designado por Vinho Regional "Transmontano" produz-se em toda a região de Trás-os-Montes.

Observações dos produtores acerca deste vinho: 
A região de Trás-os-Montes é caracterizada por manter em produção grande quantidade de vinhas tradicionais, plantadas em vaso, onde as castas regionais têm presença marcante. O Ribeira do Corso privilegia estas particularidades, e pretende realçar todo o potencial e diferenciação destas condições únicas.