Novidade
Quinta de S. Salvador da Torre
Branco
2024
Vinhos Verdes
Preços
Sócio
9,03 Gfa
54,18 Cx
Não Sócio
9,50 Gfa
57,00 Cx
Vendido em cx de 6 gfa x (0,75l)
  • Notas de prova
Cor citrina. Aroma complexo, flor de laranjeira e jasmim e notas cítricas de toranja, e mentolados. Boca muito equilibrada, fresco com excelente acidez, vibrante. Boa textura. Final muito agradável.
Designação Oficial: 
D.O.C.

Temperatura de Serviço: 

10/12ºC

Teor alcoólico: 

12.00%vol

Longevidade: 

7 a 8 anos

Harmonizações: 

  • Saladas |
  • mariscos e peixe cozido ou grelhado.

Situações de consumo: 

Aperitivo
Com a refeição
Vinificação: 
Vindima manual para pequenas caixas. Prensagem dos bagos inteiros sem engaço, clarificação a frio e fermentação lenta, com temperatura controlada. Estágio em cuba de inox durante 6 meses.
  • Castas
  • Região
  • Enólogo
  • Produtor

Loureiro

Vinhos Verdes

collapse

A Região Demarcada dos Vinhos Verdes estende-se por todo o noroeste de Portugal, na zona tradicionalmente conhecida como Entre-Douro-e-Minho. Tem como limites a Norte o rio Minho, que estabelece parte da fronteira com a Espanha, a Sul o rio Douro e as serras da Freita, Arada e Montemuro, a Este as serras da Peneda, Gerês, Cabreira e Marão e a Oeste o Oceano Atlântico. Em termos de área geográfica é a maior Região Demarcada Portuguesa, e uma das maiores da Europa.

Fonte: Vinho Verde

Observações dos produtores acerca deste vinho: 
A Quinta de S. Salvador da Torre situa-se na margem direita do rio Lima, a 10km do oceano Atlântico. Esta localização privilegiada e os solos estratificados de granito e xisto, moldam a personalidade dos seus vinhos. Os 30 hectares de vinha dispõem-se desde as margens do rio Lima até suaves terraços com exposição maioritariamente voltada a sul. A vinha é conduzida em cordão royat unilateral, com enrelvamento e em modo de produção integrada. O clima é temperado, com influência atlântica, precipitação muito elevada no Inverno e nos primeiros meses de Primavera. O Verão é quente e mais seco, mas com humidade elevada e noites frescas. Este vinho é produzido a partir da casta Loureiro que, no ecossistema deste vale, encontra condições perfeitas para se exprimir na sua forma mais elegante. Na Quinta de S. Salvador da Torre, esta casta ocupa 12 hectares nas cotas mais elevadas, a cerca de 30 metros de altitude, em terraços levemente inclinados e expostos a sul.