Novidade
Howard's Folly Sonhador
Branco
2022
Alentejo
Preços
Sócio
12,83 Gfa
76,98 Cx
Não Sócio
13,50 Gfa
81,00 Cx
Vendido em cx de 6 gfa x (0,75l)
  • Notas de prova

Cor amarelo citrino. Aroma complexo, frutado (citrinos, lichias, maçã).

Complexo na boca, rico, intenso, e estruturado, vibrante e equilibrado, com textura cremosa e uma boa acidez a dar-lhe frescura.

Bom volume com alguma mineralidade. Final longo e persistente.

Designação Oficial: 
Regional

Teor alcoólico: 

13.00%vol

Longevidade: 

5 a 6 anos

Harmonizações: 

  • Peixes gordos assados ou grelhados

Situações de consumo: 

Com a refeição
Vinificação: 
Seleção manual e desengace total e suave esmagamento. 48 horas de decantação a frio. 15% do lote fermentou e estagiou em barricas novas de carvalho francês de 500 L durante 6 meses.
  • Castas
  • Região
  • Enólogo
  • Produtor

Antão Vaz

Arinto

Cercial

Fernão Pires

Malvasina Fina

Verdelho

Vinhas Velhas - Brancas

Alentejo

collapse

O plantio da vinha nesta região data do período romano, como atestam vestígios vários dessa época, nomeadamente graínhas de uva descobertas nas ruínas de São Cucufate, perto da Vidigueira, e alguns lagares romanos.Os primeiros documentos escritos sobre o plantio da vinha datam do século XII.

Na imensidão de horizontes planos, ou quase planos, o Alentejo tem como acidentes orográficos mais importantes as serras de Portel (421 m), Ossa (649 m) e S. Mamede (1025 m).

É no entanto nas elevações isoladas que se geram os microclimas propícios ao plantio da vinha e que conferem qualidade às massas vínicas.

A posição meridional e a ausência de relevos importantes são responsáveis pelas características Mediterrânica e Continental do clima. A insolação tem valores bastante elevados, o que se reflecte na maturação das uvas, principalmente nos meses que antecedem a vindima, conferindo às uvas uma desejável acumulação dos açúcares e de matérias corantes na película dos bagos.

As vinhas localizam-se na sua maioria, em substrato geológico de rochas plutónicas (granitos, tonalitos, sienitos e sienitos nefelínicos), sendo contudo de salientar a diversidade de manchas pedológicas nas quais as vinhas são instaladas (nomeadamente manchas xistosas e argilo-calcárias).

É igualmente importante referir que os melhores terrenos são eleitos para a cultura cerealífera e exploração agro-pecuária, enquanto que a vinha e a oliveira, dada a sua rusticidade, assentam nos solos com fraca capacidade de uso.

A similitude das características organolépticas dos vários VQPRD do Alentejo acrescida pelo facto de o consumidor os associar genericamente à referida menção, justificam a Denominação de Origem "Alentejo", na qual estão incluídas as seguintes 8 sub-regiões: "Portalegre", "Borba", "Redondo", "Reguengos", "Vidigueira", "Évora", "Granja-Amareleja" e "Moura".

O Vinho Regional "Alentejano" é produzido em toda a região vitivinícola Alentejo. 

 

Fonte: Instituto da Vinha e do Vinho, I.P.

Howard's Folly Wine

collapse

O produtor Howard's Folly Wine nasce em 2002 fruto da união de um empresário Inglês de Yorkshire, Howard Bilton e de um enólogo Australiano, David Baverstock. Desde o início que o objetivo principal desta união foi revelar o que de melhor as castas portuguesas no terroir alentejano da Serra de São Mamede (Portalegre) têm para oferecer. 
Howard Bilton embora residindo em Hong Kong, é um entusiasta amante de vinhos e admirador dos vinhos de Portugal, especialmente da região do Alentejo. David Baverstock é um enólogo radicado em Portugal e com provas dadas a nível nacional e internacional da sua experiência, saber e criatividade. Para além de ser o diretor de Enologia da casa Howard's Folly, assume idênticas funções no Esporão. Foi considerado enólogo do ano tanto em 2013 como em 2015.
A propriedade conta com 7 hectares na Serra de São Mamede onde encontramos plantadas as castas Touriga Nacional, Aragonez, Syrah, Trincadeira e Alicante Bouschet. Para além das vinhas próprias tem acordos estabelecidos com viticultores locais detentores de vinhas velhas onde podemos encontrar mais de 20 castas (muitas delas que não se conseguem identificar). Esta diversidade permite a vinificação de vinhos únicos.
Desde 2018 a casa Howard's Folly Wine conta com uma moderna adega em Estremoz, a primeira adega "urbana" em Portugal. Situada nas antigas instalações da Sapec Agro Portugal, esta adega conta com equipamentos de topo que permitem extrair o que de melhor as uvas podem dar. 
Howard's Folly Wine mais do que apresentar vinhos no mesmo patamar de qualidade ano após ano, é acima de tudo um pequeno produtor cujo objetivo é sempre produzir o máximo de qualidade em cada colheita.

Clique aqui para visitar o site Howard's Folly Wine