Selecção Fórum
Vinha de Saturno Touriga Nacional & Syrah
Tinto
2017
Alentejo
Preços
Sócio
23,75 Gfa
71,25 Cx
Não Sócio
25,00 Gfa
75,00 Cx
Vendido em cx de 3 gfa x (0,75l)
  • Notas de prova
  • Prémios
Cor granada, intensa e límpida. Aroma expressivo e elegante onde as notas de frutos vermelhos maduros estão muito bem integradas com as notas de tosta e especiarias da madeira. Na boca é complexo, com boa acidez e taninos presentes. Boa estrutura a confirmar a boa integração da madeira. Final persistente.
Medalha de Ouro – Fórum de Enólogos Junho 2022
Designação Oficial: 
Regional

Temperatura de Serviço: 

16/18ºC

Teor alcoólico: 

14.00%vol

Longevidade: 

8 a 9 anos

Harmonizações: 

  • Pratos da cozinha mediterrânica |
  • Carnes vermelhas |
  • Pratos condimentados.

Situações de consumo: 

Com a refeição
Vinificação: 
Esmagamento com desengace total, fermentação alcoólica a 26°C e maceração pelicular prolongada. Estágio de 12 meses em barricas de carvalho francês.
  • Castas
  • Região
  • Enólogo
  • Produtor

Syrah

Touriga Nacional

Alentejo

collapse

O plantio da vinha nesta região data do período romano, como atestam vestígios vários dessa época, nomeadamente graínhas de uva descobertas nas ruínas de São Cucufate, perto da Vidigueira, e alguns lagares romanos.Os primeiros documentos escritos sobre o plantio da vinha datam do século XII.

Na imensidão de horizontes planos, ou quase planos, o Alentejo tem como acidentes orográficos mais importantes as serras de Portel (421 m), Ossa (649 m) e S. Mamede (1025 m).

É no entanto nas elevações isoladas que se geram os microclimas propícios ao plantio da vinha e que conferem qualidade às massas vínicas.

A posição meridional e a ausência de relevos importantes são responsáveis pelas características Mediterrânica e Continental do clima. A insolação tem valores bastante elevados, o que se reflecte na maturação das uvas, principalmente nos meses que antecedem a vindima, conferindo às uvas uma desejável acumulação dos açúcares e de matérias corantes na película dos bagos.

As vinhas localizam-se na sua maioria, em substrato geológico de rochas plutónicas (granitos, tonalitos, sienitos e sienitos nefelínicos), sendo contudo de salientar a diversidade de manchas pedológicas nas quais as vinhas são instaladas (nomeadamente manchas xistosas e argilo-calcárias).

É igualmente importante referir que os melhores terrenos são eleitos para a cultura cerealífera e exploração agro-pecuária, enquanto que a vinha e a oliveira, dada a sua rusticidade, assentam nos solos com fraca capacidade de uso.

A similitude das características organolépticas dos vários VQPRD do Alentejo acrescida pelo facto de o consumidor os associar genericamente à referida menção, justificam a Denominação de Origem "Alentejo", na qual estão incluídas as seguintes 8 sub-regiões: "Portalegre", "Borba", "Redondo", "Reguengos", "Vidigueira", "Évora", "Granja-Amareleja" e "Moura".

O Vinho Regional "Alentejano" é produzido em toda a região vitivinícola Alentejo. 

 

Fonte: Instituto da Vinha e do Vinho, I.P.

Observações dos produtores acerca deste vinho: 
Saturno era, na mitologia Romana, o Deus da abundância, riqueza, renovação, da agricultura e da vinha. Nos topos de gama do Monte da Cal, que refletem o que de melhor a agricultura e a vinha nos dão a cada ano, quisemos prestar tributo a Saturno. A imensidão do céu azul, a brisa única do norte alentejano e o solo de xisto, dão aos vinhos da Herdade Monte da Cal uma elegância única. Elegantes, frescos e com carácter: assim são estes vinhos, assim é a nossa interpretação do Alentejo contemporâneo.

Herdade Monte da Cal

collapse
É no seio do Alentejo genuíno, de aromas, sabores e texturas únicas, da natureza, do silêncio e da imensidão, que se estendem os 100 hectares de vinha da Herdade Monte da Cal, localizada no concelho de Fronteira, na freguesia de São Saturnino, a cerca de 40 km de Portalegre. Rodeada pela tranquilidade da planície norte alentejana, insere-se no ambiente calmo da natureza característica desta zona do país, rodeada pela infinidade de vinhas, que só deixamos de ver, lá muito longe. Aqui, são plantadas as castas tintas Trincadeira, Syrah, Aragonês, Alicante Bouschet, Alfrocheiro e Touriga Nacional; e as brancas Antão Vaz, Viognier, Arinto e Alvarinho. A arquitetura e a decoração da herdade refletem as influências árabes, tão presentes na cultura alentejana. A moderna adega da herdade é um pilar fundamental para reforçar a visibilidade dos vinhos desta casa, estando já previsto um projeto de enoturismo para esta propriedade. 
A Herdade Monte da Cal é hoje representado pela marca Saturno, que expressa o terroir único do Norte Alentejano.