Premiado
Whisky The BenRiach 10 Anos
Espirituoso
Resto do Mundo
Speyside Single Malt Scotch Whisky
Preços
Sócio
38,48 Gfa
38,48 Cx
Não Sócio
40,50 Gfa
40,50 Cx
Vendido em cx de 1 gfa x (0,7l)
  • Notas de prova
  • Prémios

Este Single Malt Scotch Whisky de Speyside apresenta uma cor amarelo dourado. Nariz fresco e vivo, frutas de pomar verdes e frescas, gengibre e notas de tangerina e baunilha, com um toque de menta e de citrinos, tudo envolvido numa nota doce de cevada. Na boca as notas de tosta do carvalho inundam as cascas de maçã verde e os damascos secos, amadurecendo em notas de pêssego e de banana. Toques subtis de raspas de anis e limão criam um limite contrastante para a fruta e adicionam um caráter intrigante ao final longo e nítido da cevada.

Medalha de Prata Outstanding - International Wine & Spirit Competition 2015
Medalha de Prata Outstanding - International Wine & Spirit Competition 2016
Medalha de Prata Outstanding - International Wine & Spirit Competition 2017

Temperatura de Serviço: 

20/22ºC

Teor alcoólico: 

43.00%vol

Longevidade: 

não aplicável

Harmonizações: 

  • sozinho (puro ou com umas gotas de agua mineral) com frutos secos ou chocolate negro.

Situações de consumo: 

Sobremesas
Sozinho
Vinificação: 
Fermentação do malte em toneis. Destilação dupla em alambiques de cobre. Estágio de pelo menos 10 anos em barricas que previamente foram usadas para xerez e bourbon.
  • Região
  • Enólogo
  • Produtor

Resto do Mundo

collapse
Observações dos produtores acerca deste vinho: 
Engarrafado a 43% vol, o BenRiach 10 Anos tem o caráter clássico de Speyside. A seleção da madeira para o estágio recai principalmente nos barris anteriormente utilizados para bourbon e xerez.

The BenRiach

collapse

Localizada no 'Coração de Speyside', na região nordeste de Morayshire, a destilaria The BenRiach apresenta todo o charme tradicional de uma destilaria de Speyside. Construída por John Duff em 1898, a BenRiach retira sua água das nascentes de Burnside localizadas no subsolo, por baixo da destilaria.
Embora a BenRiach tenha começado a produzir whisky de malte em 1898, a destilaria foi vítima dos tempos; a BenRiach estava em operação apenas há dois anos quando em 1900 se deu o "Pattison crash" (uma bolha especulativa sobre as destilarias), que trouxe um período difícil para toda a indústria de whisky e o consequente fecho de muitas destilarias. Foi assim que, apenas depois de dois anos de destilação, os alambiques da BenRiach se silenciaram e assim permaneceram por sessenta e cinco longos anos.
Em circunstâncias normais, isso significaria o fim da destilaria, uma vez que quase de certeza os edifícios teriam sido demolidos. No entanto, ao lado de BenRiach ficava sua destilaria irmã, a Longmorn, que desfrutou períodos esporádicos de produção durante o longo hiato da BenRiach. Os fabricantes de whisky da Longmorn continuaram a obter parte do seu malte da BenRiach e foi apenas isso que manteve a BenRiach viva durante esses anos.
Então, em 1965, a indústria de whisky escocês entrou numa era de ouro e, de repente, novas destilarias começaram a ser construidas e as destilarias que se encontravam desativadas foram reativadas, incluindo a BenRiach. A produção recomeçou imediatamente.
Avançando rapidamente para 2004 e para o início do período mais emocionante da história da BenRiach. Foi em Abril daquele ano que a BenRiach se tornou independente, tendo sido comprada pela The BenRiach Distillery Company Limited. Esta aquisição permitiu que a destilaria experimentasse vários tipos diferentes de barris para a maturação dos whiskies, continuando a produzir whisky de malte com e sem turfa.
Em 2016, a Brown-Forman adquire a BenRiach. Durante mais de 145 anos, a Brown-Forman Corporation tornou-se conhecida pela produção consistente de bebidas alcoólicas de alta qualidade. A aquisição trouxe três excelentes marcas de whisky escocês puro malte para o portfólio da Brown-Forman: The GlenDronach, BenRiach e Glenglassaugh.
A destilaria The BenRiach retrata sua própria singularidade através dos métodos e saberes dos homens que fazem o whisky, dos ingredientes utilizados, dos distintos alambiques de cobre e da seleção dos barris de alta qualidade para a maturação.