Ameal Reserva
Branco
2020
Vinhos Verdes
Preços
Sócio
23,75 Gfa
71,25 Cx
Não Sócio
25,00 Gfa
75,00 Cx
Vendido em cx de 3 gfa x (0,75l)
  • Notas de prova
Cor amarelo. Aroma complexo, com notas de aromas cítricos, florais e de especiarias provenientes do seu estágio em barrica. Na boca mostra boa concentração e volume. Final é longo e persistente.
Designação Oficial: 
D.O.C.

Temperatura de Serviço: 

10ºC

Teor alcoólico: 

12.50%vol

Longevidade: 

15 a 20 anos

Harmonizações: 

  • peixes assados |
  • carnes brancas e queijos de pasta dura.

Situações de consumo: 

Com a refeição
Observações de consumo: 
Agradece decantação.
Vinificação: 
Vindima manual, ligeira maceração seguida de prensagem pneumática de uvas inteiras. Decantação do mosto a frio durante 24 horas. Fermentação em barricas de carvalho francês usadas de 500 L e num foudre de carvalho austríaco novo de 2000 L, entre 12 e 15 dias. Estágio sobre borras finas em barricas de carvalho francês usadas de 500 L e num foudre de carvalho austríaco de 2000 L durante cerca de 12 meses, seguido de 6 meses em garrafa.
  • Castas
  • Região
  • Enólogo
  • Produtor

Loureiro

Vinhos Verdes

collapse

A Região Demarcada dos Vinhos Verdes estende-se por todo o noroeste de Portugal, na zona tradicionalmente conhecida como Entre-Douro-e-Minho. Tem como limites a Norte o rio Minho, que estabelece parte da fronteira com a Espanha, a Sul o rio Douro e as serras da Freita, Arada e Montemuro, a Este as serras da Peneda, Gerês, Cabreira e Marão e a Oeste o Oceano Atlântico. Em termos de área geográfica é a maior Região Demarcada Portuguesa, e uma das maiores da Europa.

Fonte: Vinho Verde

Observações dos produtores acerca deste vinho: 
Em 2020 o ano agrícola começou mais frio e com muita chuva. Julho, foi mais quente e seco, acelerando a maturação e o desenvolvimento do bago. Agosto teve temperaturas mais amenas e a chuva a meio do mês foi fundamental para restituir o equilíbrio das plantas. Estas condições permitiram atingir uma óptima maturação e concentração, mantendo a acidez característica da região. Iniciamos a vindima no dia 16 de setembro, uma semana mais cedo que o habitual.