Premiado
Quinta S. João Batista Special Selection
Tinto
2010
Tejo
Preços
Sócio
25,65 Gfa
76,95 Cx
Não Sócio
27,00 Gfa
81,00 Cx
Vendido em cx de 3 gfa x (0,75l)
  • Notas de prova
  • Prémios

Cor vermelho-granada intensa e límpida com laivos violeta. Aroma complexo, frutos vermelhos e frutos do bosque muito maduros, quase compotados. Notas de tosta e especiarias com um toque floral. Na boca é intenso e frutado, cheio e bem estruturado. Final longo.

Medalha de Excelência

Concurso de Vinhos Engarrafados do Tejo 2014

Medalha de Ouro

Concours Mondial Bruxelles 2014

Medalha de Ouro

Concurso de Vinhos Engarrafados do Tejo 2014

Designação Oficial: 
D.O.C.

Temperatura de Serviço: 

16/18ºC

Teor alcoólico: 

14.50%vol

Longevidade: 

9 a 10 anos

Harmonizações: 

  • Comida mediterrânica |
  • Queijos curados

Situações de consumo: 

Com a refeição
Vinificação: 
Desengace total, maceração pelicular prolongada. Fermentação alcoólica com controlo de temperatura. Estágio de 12 meses em barricas novas de carvalho francês.
  • Castas
  • Região
  • Enólogo
  • Produtor

Touriga Nacional

Tejo

collapse

Situada no Centro de Portugal, a região possui inegáveis condições naturais para o desenvolvimento das actividades agrícolas, florestais e pecuárias. A história da viticultura do Tejo perde-se nos tempos, mas o apogeu do comércio destes vinhos foi sobretudo no século XIII, no fim da sua primeira metade, que só para Inglaterra, chegou a atingir a cifra de quase 30.000 pipas.

A história da viticultura no Ribatejo perde-se nos tempos, já que a existência de vinha no Ribatejo é muito anterior à nacionalidade, conforme atestam os amarelados manuscritos em papiro, do tempo dos romanos que terão sido os principais introdutores da cultura da vinha nesta Região.

Em documentos emanados de Reis como D. Afonso Henriques, D. Sancho II e D. Fernando, só para citar alguns são variadas as referências às vinhas e aos vinhos do Ribatejo.

Também Fernão Lopes cita “as grandes carregações de vinho” referindo “que a exportação média anual chegou a carregar 400 a 500 navios e que num ano atingiu 12.000 tonéis de vinho”.

Porém, o apogeu do comércio destes vinhos foi sobretudo no século XIII, no fim da sua primeira metade, que só para Inglaterra, chegou a atingir a cifra de quase 30.000 pipas.

A vinha teve ainda um papel preponderante na colonização do Ribatejo.

Entre 1900 e 1960, a população do continente aumentou cerca de 61% tendo tido no Ribatejo, sensivelmente a mesma evolução. No entanto, nos concelhos de maior incidência vitivinícola do Ribatejo (Almeirim, Alpiarça, Cartaxo, Chamusca, Coruche, Rio Maior, Salvaterra de Magos e Santarém), o aumento de população no período considerado foi de cerca de 175% e só em Almeirim este aumento foi de cerca de 228%.

O principal acidente orográfico existente no Ribatejo é a Serra de Aires e Candeeiros, delimitando o que podemos chamar de Alto e Baixo Ribatejo e em termos hidrográficos o Rio Tejo, pela sua dimensão e pela sua regular irregularidade (cheias) continua a condicionar, umas vezes para o bem outras para o mal, as actividades agrícolas da Região. A vinha, ainda assim, é por norma a cultura menos afectada pelas cheias que ocorrem cada vez com menos frequência, graças à gestão dos caudais feitas pelas diversas barragens.

Encontramos na Região três zonas distintas de produção, conhecidas como “O CAMPO”, “O BAIRRO” e a “CHARNECA”.

O CAMPO, com as suas extensas planícies, adjacente ao Rio Tejo, conhecido também como a LEZÍRIA DO TEJO, sujeita a inundações periódicas, que se causam alguns transtornos, são também responsáveis pelos elevados índices de fertilidade que aqueles solos de aluvião possuem, é, por excelência a zona dos vinhos brancos, onde a casta Fernão Pires é rainha.

O BAIRRO, situado entre o Vale do Tejo e os contrafortes dos maciços de Porto de Mós, Candeeiros e Montejunto, com solos argilo-calcáreos em ondulados suaves, é a zona ideal para as castas tintas, nomeadamente a Castelão e Trincadeira.

A CHARNECA, localizada a sul do CAMPO, na margem esquerda do Rio Tejo, com solos arenosos e medianamente férteis, se por um lado apresenta rendimentos abaixo da média da Região, por outro lado induz a um afinamento, quer de vinhos brancos, quer de vinhos tintos.

No Ribatejo existem actualmente cerca de 19.989 hectares plantados de vinha (representam cerca de 8.5% do total nacional), dos quais 11.993 ha são de castas brancas (60% da produção) e 7.996 ha são castas tintas (40% da produção), que produzem anualmente, no total, cerca de 800.000 hls de vinho (representam cerca de 12% do total nacional). Destes 800.000 hls são certificados cerca 76.000 hls dos quais 81% são vinho regional e 19% são vinhos com Denominação de Origem Controlada (DOC). Cerca de 30% da produção dos vinhos certificados (DOC e Regional) destinam-se à exportação.

As plantações são alinhadas. O sistema de condução tradicional é a vinha baixa, embora a introdução da vindima mecânica tenha vindo a introduzir alterações, nomeadamente na altura da vinha.

 

Fonte: Instituto da Vinha e do Vinho, I.P. e Comissão Vitivinícola Regional do Tejo

Enoport United Wines

collapse

O Grupo Enoport nasce em 2005 fruto da união de várias empresas vinicolas (Caves Velhas, Caves Dom Teodósio, Adegas Camillo Alves, Cavipor, Caves Acácio e Caves Moura Basto).
A Quinta da Devesa (Vinhos Verdes), Quinta Beirã (Dão), Quinta de S. João Batista (Tejo), Quinta do Boição (Bucelas) e a Herdade de Machede (Alentejo) formam o núcleo principal de propriedades agrícolas do Grupo, de onde provém a matéria prima para a produção. No total são 10 propriedades agrícolas e 4 centros de vinificação.

Em 2010, a Enoport apresenta-se sob uma nova identidade corporativa, Enoport United Wines, que encerra em si mesma uma ideia, um conceito e uma estratégia orientada para o futuro. A nova identidade afirma que o todo é mais do que a soma das partes, sustenta que o grupo de empresas junta um capital histórico a uma visão de futuro e reflecte a estratégia do grupo como um conjunto de empresas especializadas, mas que simultaneamente se complementam, dotando-o de know-how e eficiência ao longo de toda a cadeia de valor. A Enoport United Wines fecha em si mesma o conceito de que unidas, e caminhando numa mesma direcção, as várias empresas são mais fortes, mais competitivas e mais reconhecidas, culminando na sua assinatura: "Unindo Experiências".